sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Clássicos da Literatura

Jane Austen 
1775 - 1817

Uma das maiores romancistas inglesas, conhecida pela forma inteligente e perspicaz com que retrata a vida social da classe média e as relações hu­manas na passagem do século XVIII para o sé­culo XIX. Da obra de Austen, selecionamos Orgulho e Preconceito


   

 
Gustave Flaubert 
1821 - 1880

Romancista e contista francês conhecido pelo estilo cuidadoso, pela escolha precisa das pa­lavras e por suas descrições realistas. Aqui apresentamos sua obra mais célebre: Madame Bovary, que se passa na Normandia, onde Flaubert resi­diu a maior parte de sua vida.


 
Léon Tolstoi 
1828 - 1910

Escritor russo, considerado um dos maiores roman­cistas mundiais por suas obras pintarem um quadro vívido da sociedade russa do século XIX onde tanto trabalhou para melhorar a vida dos campo­neses. A obra que escolhemos deste autor genial é Ana Karenina.





Oscar Wilde
1854 - 1900

Escritor irlan­dês conhecido por sua inteligência, seu discurso brilhante e por um esteticismo ex­tremo. Para ele a arte deve ser jul­gada apenas por padrões de beleza, e  não  morais. Wilde escreveu poemas, contos, um romance e várias peças para o teatro dentre elas a irônica Uma Mulher sem Importância.




Alexandre Dumas Filho 
1824 - 1895

Romancista e dramaturgo francês, filho ilegítimo de Alexandre Dumas e uma costureira, muda-se para Saint-Germain-en-Laye para viver com seu pai e conhecer Marie Duplessis, uma jovem cortesã que lhe inspirou a escrever o romance que é a base da ópera La Traviata de Verdi: A Dama das Camélias.

 Vida & Obra

  

Friedrich Schiller
1759 - 1805

Johann Christoph Friedrich von Schiller  foi poeta, dramaturgo, filósofo, historiador e junto com Goethe liderou o movimento literário romântico alemão denominado Sturm und Drang. De todos os dramas do autor o mais impressionante e lírico é sem dúvida Guilherme Tell.

 Vida & Obra

 
Emily Brontë
1818 - 1848

Escritora e poetisa britânica, irmã mais velha das três sobreviventes irmãs Brontë: Charlotte e Anne, tiveram junto ao irmão Branwell uma vida rica de imaginação. Ela é a autora do romance O Morro dos Ventos Uivantes, clássico da literatura mundial, que tem como pano de fundo as florestas de Yorkshire.
 
 
Eça de Queirós
1845 - 1900

O escritor português é uma das personalidades que mais contribuiu para afirmar a existência de um romance português, quer pela exigência de estilo e apuro no desenho de situações e perso­nagens, quer pelo quadro realista e irônico da sociedade portuguesa da época representada tão bem aqui pelo O Primo Basílio.
 
Victor Hugo 
1802 - 1885

Romancista francês, poeta, dramaturgo e um dos principais representantes do romantismo francês. Envolveu-se também na política e foi acér­rimo defensor dos ideais republicanos. Hugo é mundialmente conhecido por sua poesia e autor do ro­mance O Corcunda de Notre Dame.

Dante Alighieri 
1265 - 1321

O maior e mais influente escritor italiano da Idade Média. Em Florença ainda criança apai­xona-se por Beatriz. Após a morte da amada vol­ta-se para a filosofia e mais tarde, a levar uma vida errante devido a política. Morreu em Ravena, após concluir A Divina Comédia. E é dela que extraímos o cantigo Paolo e Francesca.
 
William Shakespeare
1564 - 1616

Poeta e dramaturgo inglês, considerado o maior escritor da língua inglesa, devido a suas divagações sobre a natureza humana e sua maestria poética. De sua obra vastíssima entre contos, poemas, comédias, dramas e tragédias destacamamos uma das mais populares estórias de amor: Romeu e Julieta.
  
Abade Prévost
1697 - 1763

Escritor francês de espírito inquieto foi um homem de grandes contradições, que conciliou a vida militar com a de frade e a de filósofo libertino. Notabilizou-se com o romance que viria a servir de base para óperas de Jules Massenet e Giacomo Puccini: Manon Lescaut.


2 comentários:

  1. João, o Fred me indicou seu blog e, realmente, que acervo maravilhoso! Vou precisar de tempo pra ler tanta informação. Minha mãe comprava muito a revista Grande Hotel e eu lembro de alguns nomes como Franco Gasparri e Michela Roc. Uma volta ao passado!! Parabéns!Vou estar sempre por aqui.

    Mária

    ResponderExcluir
  2. Mária, realmente tenho um acervo maravilhoso, grande e diversificado em títulos.Sim, Franco Gasparri foi o principe encantado das adolecentes dos anos 70. Saiu de cena muito jovem e de forma trágica. Era de uma beleza estonteante. Michela Roc foi a grande Diva das fotonovelas de todas as épocas. Tem um marcador dela aqui no blog. visite-o que lá encontrará algumas informações adicionais. Beijos

    ResponderExcluir