sábado, 9 de julho de 2011

Dante Alighieri


Em plena idade de ouro do mundo medieval, a Florença do século XlII é um rico centro cultural, a mais importante cidade da Itália central, com sua prosperidade baseada na manufatura de tecidos, no comércio de cereais e nos negócios financeiros. Em (meados desse século a cunhagem do forem de ouro constitui-se numa etapa decisiva da história econômica européia. Casas bancárias indicam a importância do intercâmbio realizado, e uma burguesia comercial começa a predominar. É uma época de mudanças e definições, de renovação e também de conflitos internos.

A Batalha da Campaldino
O poder na Itália divide-se entre o papa e o Sagrado Império Romano. As cidades são centros independentes, e as facções políticas, que representam os interesses das famílias, freqüentemente se enfrentam em disputas sangrentas. Em Florença a aristocracia se divide entre guelfos e guibelinos, representantes, respectivamente, da baixa nobreza e do clero e da alta nobreza e do poder imperial.

Essa Florença é o berço de Dante Alighieri, que nasce em maio de 1265, descendente de uma família de baixa nobreza guelfa. À época, a cidade é dirigida pelos guibelinus.

Órfão de mãe ainda criança, com apenas nove anos Dante apaixona-se pela menina Beatriz, da mesma idade. Nessa época os casamentos são motivados por alianças políticas entre as famílias. Aos doze anos já está prometido em casamento a uma moça da família Donati.

Beatriz
Em 1283, aos dezoitos anos, perde o pai. Nesse mesmo ano reencontra Beatriz, após nove anos sem vê-Ia. O amor platônico que nutre por Beatriz o domina. Mas ela, assim como ele, também já está prometida' em c amento. De fato, em 1285, Dante se casa com Gemma di Manetto Donati, com quem teria quatro filhos: Jacopo, Pietro, Giovanni e Antonia. Esta sua filha se tornaria freira e assumiria o nome Beatriz.

Em 1287, com 22 anos, Beatriz casa-se com o banqueiro Simone dei Bardi. A forma como Dante encara o amor por sua musa, entretanto, não se altera. Para ele Beatriz continua sendo a dama por quem estaria apaixonado até o fim de seus dias.

Em 1289 Dante ingressa no exército e toma parte na batalha de Carapaldino, na qual os guelfos vencem os guibelinos de Pisa e Arezzo e recuperam o poder sobre a cidade de Florença da história econômica européia. Casas bancárias indicam a importância do intercâmbio realizado, e uma burguesia comercial começa a predominar. É uma época de mudanças e definições, de renovação e também de conflitos internos.

Purgatório de Gustave Dorë
Em 1290, aos. 24 anos, Beatríz morre prematuramente, deixando Dante inconsolável. Do período imediato à morte de Beatriz, pouco se sabe além de que teria se entregado a uma vida dissoluta. Depois de uma mudança radical, passa a dedicar-se à filosofia e à literatura, e o amor platônico por sua musa é expresso em A Vida Nova. Escrito por volta de 1293, é uma coleção de sonetos € canções dedicados a Beatriz, complementados por um comentário em prosa que elucida o leitor sobre as circunstâncias em que os poemas foram escritos e o estado de alma do poeta. Essa obra revela a influência da poesia dos trovadores que floresceu no sul da França durante os séculos XII e XIII.

Discípulo de Brunetto Latini, consagrado escritor florentino que influencia fortemente sua obra, a juventude de Dante é marcada pela amizade com destacados poetas, como Guido Cavalcanti, o que lhe possibilita ingressar numa camada da sociedade inacessível a sua pequena nobreza guelfa.

Os interesses de Dante, contudo, não se restringem à literatura. Em 1295, aos trinta anos, passa a tomar parte na política florentina, sempre cheia de paixão, à beira da guerra civil. Encarrega-se de missões diplomáticas importantes e contribui para exaltar as paixões facciosas que agitam Florença.

Inferno de Gustave Dorë
Em 1300 é eleito membro do Colégio dos Priores. Porém, com a entrada em Florença de Charles de Valois, que fora enviado pelo papa para pacificar as dissensões entre as duas facções guelfas adversárias - os negros e os brancos -, o partido dos negros triunfa e toma o poder. Dante pertence ao partido dos brancos. Derrotado, acusado de corrupção, improbidade administrativa e oposição ao papa, em 1302 o poeta é obrigado a seguir para o exílio, sob pena de ser condenado à morte caso retome a Florença.

Entregue a uma vida errante por Forlì, Veneza, Bolonha, Pádua e Lucca, e perseguindo seu itinerário filosófico e poético, entre 1306 e 1309 Dante compõe um tratado filosófico, O Banquete, uma obra inacabada composta de três odes; um ensaio lingüístico, De Vulgari Eloquentia, em que defende a língua italiana; e um tratado político, De Monarchia, no qual prega a autonomia do poder temporal em relação ao poder espiritual. Inicia também O Convívio, obra projetada para quinze volumes sobre a importância da cultura, mas da qual escreveu apenas três. Nessa obra o autor exibe erudição enciclopédica, dominando rodo o saber de sua época.

Inferno de Gustave Dorë
A partir de 1315 fixa-se em Verona por dois anos. Em 1316 recebe o perdão do exílio e é convidado pelo governo a retomar a Florença, mas as condições impostas são por demais humilhantes e vexatórias, assemelham-se àquelas reservadas aos criminosos, e Dante rejeita o convite. Em represália a sua negativa, recebe nova condenação, dessa vez extensiva aos filhos. Em 1317 parte de Verona para Ravina, e aí escreve Quaestio de Aqua ET urra, versão pouco alongada de aula ministrada pelo poeta sobre a então apaixonante questão de não poder a água, em lugar algum, superar, em altura, a terra imersa.

As experiências do poeta, entretanto, alimentam sobretudo a inspiração de A Divina Comédia. Obra em forma de poema épico, sem ser técnica mente uma epopéia, foi escrita entre 1307 e 1321, e nela Dante relata seu desenvolvimento espiritual e concentra a atenção do leitor sobre a vida depois da morte. Composto de numerosos episódios, vistos e testemunhados por Dante durante uma imaginária migração pelos três reinos do outro mundo, a obra transfigura no plano poético não apenas a própria vida do autor mas a de toda a literatura ocidental.

Purgatório de Gustave Dorë
A Divina Comédia seria posteriormente considerada pelos críticos uma das melhores obras da literatura mundial, não apenas por sua poesia magnífica mas também por sua sabedoria e erudição, uma "síntese do pensamento medieval".

Dante amou e serviu à pátria florentina, na guerra, no gabinete, na política, na poesia; em casa e no exílio, neste mundo e no Além que inventou.Tornau-se um grande pensador, poeta, político e um dos escritores mais eruditos de todos os tempos, influenciando autores importantes do século XIX, entre eles lorde Byron e Victor Hugo.

Em se tratando de Dante, passados quase sete séculos de sua obra principal, não se conhece outra que tão bem tenha decantado o amor platônico nem que tenha provocado tamanha paixão e tanta polêmica. 

Dante Alighieri
Em 1321, logo após regressar a Ravena de uma viagem a Veneza, aonde fora enviado como embaixador pelo príncipe Guido Novel1o da Polenta, Dante adoece e morre em 14 de setembro, aos 56 anos. Junto a seu leito de morte encontram-se sua filha Antonia - a freira Beatriz , seu médico e o príncipe Cuido. É sepultado na Igreja de São Francisco. As honrarias que lhe ficara devendo a cidade de Florença lhe são prestadas ainda hoje por toda a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário