sábado, 9 de julho de 2011

O Primo Basílio

 
 Luísa casara-se com o engenheiro Jorge, apesar de não amá-lo. Tendo que viajar para outra cidade, Jorge deixa a esposa em casa, sozinha, entregue a uma vida de tédio, pois Luísa não tem nenhuma ocupação. Um dia, recebe a visita de seu primo Basílio, antigo namorado, recém-chegado do Brasil. Tornam-se amantes em pouco tempo, encontrando-se freqüentemente em um quarto alugado especialmente para esse fim amoroso.
Logo a criada Juliana descobre o relacionamento e intercepta a correspondência da patroa, escondendo as cartas comprometedoras de Luísa a Basílio. A criada passa a fazer chantagem com a patroa, e Luísa, desesperada, propõe a Basílio que fujam. Este não aceita a proposta da amante e parte sozinho para Paris.
À mercê da empregada, Luísa torna-se pouco a pouco uma verdadeira presa nas mãos de Juliana: é obrigada a fazer o serviço doméstico em lugar da criada e sua situação fica insustentável.
Jorge retorna e estranha bastante a situação da esposa. Luísa, desesperada, procura o amigo Sebastião e pede-lhe ajuda. Sebastião pressiona Juliana e recupera as cartas comprometedoras. A criada morre. Luísa fica doente em seguida. Um dia recebe uma carta de Basílio, que Jorge lê e toma conhecimento das relações entre a esposa e o primo. Quase convalescente, a moça tem uma recaída, delirando e entrando em estado irrecuperável.
Termina por falecer.

 Cinderela - Nº 442
O primo Basílio
1963 - Rio Gráfica Editora
19  Páginas

Download

2 comentários:

  1. Muito bom, João! Outra sugestão: "Tristão e Isolda", que é uma das mais bonitas fotonovelas já feitas!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Voce. Se tivesse que escolher uma fotonovela escolheria Tristão e Isolda. Li quando tinha 13 anos e fiquei apaixonado. Um dia, quando tinha 25 passeando por Berlim, vi um Cartaz imenso da öpera Tristão e Isolda,com estréia para a semana seguinte.Fiquei por lá mais uma semana só para assistir. Vi outras duas vezes. Na Ópera de Paris e no festival de Ópera na Arena de Verona.Assisti o filme e não gostei. Aguarde que será postada.

    ResponderExcluir