Terceiro filho de John Shakespeare e Mary Arden, William Shakespeare nasceu em Stratford-on Avon, a cinquenta quilômetros de Londres, em abril de 1564. Não há registro de seu nascimento, mas existe na igreja local o registro de seu batismo, em 26 de abril. Na época, por ser alto o índice de mortalidade de recém-nascidos, as crianças normalmente eram batizadas com dois ou três dias de vida. Dessa forma foi estabelecido, então, o dia 23 de abril como a data de seu nascimento.
The Globe Theatre, 1647 |
Tudo que se sabe da juventude de Shakespeare é que ele provavelmente estudou na Stratford Grammar School, onde teria aprendido gramática e literatura latina. Grande parte de sua obra demonstra conhecimento do teatro romano, da história antiga e da mitologia clássica.
Anne Hathaway |
No entanto; William sempre permaneceu leal- se não fiel - a Anne durante toda a vida, não tendo deixado nunca de visitá-la regularmente, depois que se mudou para Londres.
Nada se sabe sobre o período compreendido entre o nascimento dos gêmeos e a ascensão de William Shakespeare como ator, poeta e dramaturgo, em 1592. No entanto cogita-se que ele teria fugido de Stratford para Londres para escapar de um processo por ter caçado um veado em propriedade particular, e também que teria feito parte de um grupo de atores itinerantes e trabalhado como professor numa escola rural.
Teatro do período de James I |
Shakespeare permaneceu nessa companhia teatral até o final de sua carreira em Londres. Presume-se que, com0 ator, ele tenha representado o papel de personagens idosos, como o fantasma em Hamlet e o velho Adam em As J'ou Like It (comédia de 1599).
Em 1596 a família de Shakespeare recebeu um brasão de armas, e em 1597 a condição financeira de William lhe permitiu adquirir uma imponente residência em Stratford, onde ele viveria até o fim da vida.
Em 1599 tornou-se um dos sócios-proprietários do Globe Theatre, e em 1608 também foi sócio do Blackfriars Theatre. Em 1613 Shakespeare se aposentou e retomou a Stratford, depois que ocorreu um incêndio no Globe durante uma apresentação.
É graças à petulante declaração de um dramaturgo rival, Robert Greene que hoje se sabe que em 1592 Shakespeare já adquirira reputação como ator e escritor. Numa publicação que circulava à época, Greene referiu-se a ele como "uma gralha emergente".
A Tempestade |
Houve mais sessões especiais para apresentação das peças de Shakespeare nas cortes da rainha Elizabeth I e do rei James I do que para qualquer outro dramaturgo. Certa vez, porém, arriscou-se a perder as boas graças da corte quando, em 1599, sua companhia teatral apresentou "a peça de destituição e assassinato do rei Ricardo II", a pedido de um grupo de conspiradores contra a rainha Elizabeth. No inquérito que se abriu, a companhia foi absolvida de cumplicidade na conspiração.
Dia de Reis |
Shakespeare foi pai de duas filhas. De Judith, a mais nova, não aprovava o namoro com Thomas Quiney, quatro anos mais jovem que ela e dono de uma taberna em Stratford. E não era sem motivo, pois, já comprometido com Judith, Thomas tinha um caso com uma mulher; que morreu ao dar à luz seu filho, na época do casamento com Judith. Shakespeare chegou a alterar seu testamento para que Thomas não pudesse se beneficiar da herança, cuja maior parte ficou para a filha Susanna, que foi quem deu a Shakespeare sua única neta, Elizabeth.
Macbeth |
A obra de Shakespeare é dividida em quatro períodos: o primeiro, até 1594, o segundo, de 1594 a
1600; o terceiro, de 1600 a 1608; e o quarto, ap6s 1608. Ao longo desse tempo o estilo de Shakespeare evoluiu da retórica barroca ao lirismo despojado.
O primeiro período foi caracterizado, até certo ponto, pela construção formal e versos estilizados. Estava em voga na época o gênero de peça histórica, e Shakespeare escreveu os afrescos Henrique VI entre 1589 e 1592 e Ricardo III entre 1592 e 1593. Também se destacam nesse período as comédias ligeiras A, Comédia de Erros, de 1592, A Megera . Domada, escrita entre 1593 e 1594, e Os Dois Cavalheiros de "Verona, de 1594, além da tragédia Tito Andrônico, de 1593/1594.
Hamlet |
As tragédias escritas no, terceiro período são consideradas as obras de maior profundidade de Shakespeare.
Nelas ele usa a linguagem poética como um instrumento extremamente dramático, capaz de registrar pensamento e as várias dimensões de determinadas situações dramáticas: entre 1601 e 1606 escreveu Hamlet, Otelo, Macbeth e Rei Lear. São também desse período as comédias Tróilo e Créssida, Tudo Está Bem Quando Acaba Bem e Medida por Medida.
O quarto período é o do equilíbrio. Nele destacam-se as principais tragicomédias românticas do escritor: Tímon de Atenas, Cimbelina, Conto de Inverno e A Tempestade.
Otelo |
Na opinião de muitos críticos, as tragicomédias siguinificam o auge do amadurecimento de William Shakespeare, embora uma outra linha considere que essa evolução reflete simplesmente as mudanças de estilo no drama daquele período.
A obra dramática. de Shakespeare funde uma visão poética e refinada com um forte caráter popular, no qual os assassinatos, as violações, os incestos e as traições são os ingredientes mais leves para o divertimento do público. Além disso, na época de Shakespeare os palcos consistiam em uma plataforma elevada ao redor da qual o público se sentava, como em uma arena. E a Utilização dos temas antigos também contribuía para que os personagens de Shakespeare falassem o coração da platéia. .
Já houve cerca de trezentas adaptações das peças de Shakespeare para o cinema, entre elas diferentes versões de Hamlet, Otelo, Romeu e Julieta, Macbeth, Júlio César, Rei Lear e Sonho de Uma Noite de Verão, Até hoje suas peças são representadas nos teatros do mundo inteiro, sempre com muito sucesso.
Romeu e Julieta |
Shakespeare sabia manejar a língua com inigualável mestria. A forma como falava de uma coisa fazia com que ela se materializasse. Condensava o Universo em monossílabos: "Ser ou não ser'; é a questão mais complexa e profunda' que se põe ao homem, traduzida pelas palavras mais curtas e simples. Sabia como tocar a alma humana.
Assim como conduz o homem aos limites da eternidade, Shakespeare remete-o para o comum da Humanidade. Ante o .cadáver de Cordélia, o Rei Lear, atormentado pela dor, exclama: "Como é possível que um cão, um cavalo e um rato tenham vida, enquanto tu jazes inerte?". No auge do seu desespero, diz “Não voltaras mais” . E acrescenta: “Nunca mais, nunca mais, nunca mais, nunca mais, nunca mais.” Em seguida, o dique que represava sua angústia cede com este pedido prosaico: "Por favor, desaperta-me este botão".
Só mesmo William Shakespeare poderia ter ousado empregar conceitos tão díspares em um momento tão dramático. Shakespeare sobrevive porque a seu respeito só se consegue dizer a penúltima palavra - nunca a última. Suas criações são tão opacas como as da própria vida. Seus personagens são imensamente desconcertantes.
Sonhos de Uma Noite de Verão |
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