Apresentação

Literatura Universal
Quem leu revistas de fotonovelas, publicadas no Brasil entre o final dos anos 40 e início dos anos 80, pode relembrar neste blog os bons tempos de leitura e acontecimentos que marcaram estas quatro décadas.

Trata-se de uma coleção de quase 1,5 mil exemplares garimpados no Brasil e que também poderão ser apreciados pelos mais jovens que se surpreenderão com a atualidade de alguns temas como moda, cinema, publicidade etc.

No Blog Acervo João Piol Revistas de fotonovelas é possível fazer download de exemplares das décadas de 50, 60, 70 e início dos anos 80 e passear por resumos de clássicos da mais fina literatura universal.
Grandes Óperas
Estão disponíveis "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen; "O Corcunda de Notre Dame", de Victor Hugo; "Os Irmãos Karamazov", de Dostoiévski; "Ressurreição", de Tolstoi; "A Dama das Camélias", de Alexandre Dumas Filho; "O Conde de Monte Cristo", de Alexandre Dumas; "Romeu e Julieta", de Sheakspeare; "O Morro dos Ventos Uivantes", de Emily Bronte; "Jane Eyre", de Charllote Bronte; "Guilherme Tell", de Schiller, "Ben-Hur", de Lew Wallace.
Biografias
E, também, inúmeras adaptações de óperas: "Il Trovatore" e "Rigoletto", de Verdi; "Tristão e Isolda", de Wagner; "Carmem", de Bizet; "Tosca" e "La Boheme", de Puccini; "Adriana Lecouvre", de Francesco Cilea; "Andrea Chenier", de Umberto Giordano; "Paolo e Francesca", de Riccardo Zandonai e "Pia Tolomei", de Donizetti (ambas baseadas em cantos da "Divina Comédia", de Dante Alighieri); "Hugo e Parisina", de Pietro Mascani, dentre outras.

Que tal, ainda, tomar conhecimento de fotonovelas com teor histórico e personagens reais, como "Cleópatra, a Serpente do Nilo", "Maria Stuart", "Rainha da Escócia", "Catarina de Médicis", "Rainha Cristina da Suécia", "Catarina, a Grande da Rússia", "Francisco I", "Francisco II", "Henrique II", "Carlos XIX" e Henrique de Navarra depois Henrique IV todos de França, Felipe II de Espanha, Margarida de Valois e a sangrenta Noite de São Bartolomeu, varias fotonovelas ambientadas na França pré e pós-revolução.
História Contemporânea

Há também muitas fotonovelas ambientadas no século XX, passando pela Belle Époque, Primeira e Segunda Guerras Mundiais, Guerra do Vietnã, e chegando até as histórias mais açucaradas da segunda metade dos anos 70 até o início dos anos 80. Abaixo, alguns dos principais títulos que fazem parte do meu acervo:


Encanto  -  Grande Hotel  -  Grande Hotel Edição Mensal 
Almanaque Grande Hotel  -  Capricho  -  Supernovelas Capricho     Almanaque Capricho  -  Grandes Romances Inéditos de Capricho     Ilusão  -  Noturno  -  Superalbum de Noturno  -  Contigo
Superalbum de Carícia  -  Sentimental  -  Fascinação  -  Sedução     Destino  -  Romântica  -  Carinho  -  Ternura  -  Super Sonho     Sonho  -  Amor  -  Lucky Martin  -  Frank Vermont  -  Jennifer 
   Jacques Douglas  -  Top Secret  -  Cine Romance  -  Êxtase     Cartaz  -  Cinderela  -  Intercept  -  Sortilégio

Atriz Scilla Gabel como Mata Hari na GH nº1099 de 1968.