quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Antonio García Gutiérrez


Famoso ou infame , este jovem dramaturgo romântico foi responsável pelos dramas que inspiraram duas das mais magníficas óperas de Verdi, e é conhecido por seu papel de destaque dentro do círculo de escritores e compositores que promoveram a zarzuela como forma de arte nacional na Espanha durante os anos de 1850 à 1860. Seu nome é reconhecido mundialmente como o melhor autor do gênero.

 O trágico amor de Eleonora e Manrique
Nascido no dia 05 de julho de 1813 em Chiclana de la Frontera, na província de Cádiz, abandonou seus estudos de medicina em 1833 para perseguir a vida literária em Madrid, onde a princípio, colaborou em várias publicações dentre elas a La Española Revista. Neste período aprende francês e começa a traduzir comédias de Eugène Scribe, romances de Alexandre Dumas, dentre outros.

Estava a ponto de se alistar no exército quando escreveu o drama romântico O Trovador, cuja estréia em 01 março de 1836, foi o mais aplaudido e aclamado na história do Teatro del Príncipe, revelando-se um sucesso estrondoso, catapultando o desconhecido de 23 anos para a fama em casa e no exterior.

Simón Bocanegra
Tamanho sucesso fez O Trovador em 1842 ser devidamente transformado em ópera (ou zarzuela - há algum debate) pelo libretista Andrés Porcell, com música de Francisco Porcell e novamente adptada com enorme sucesso em 1853 como Il Trovatore, ópera de Guiusepe Verdi, com libreto de Salvatore Cammarano.

García Gutiérrez retornou a sua cidade natal e em 1837 lançando um novo drama, A página,  reforçando ainda mais sua fama, suas preocupações sociais e sua ideologia liberal. Seu sucesso seguinte foi Simón Bocanegra (1843), que também se tornou adaptação para a opera de Giuseppe Verdi , Giuseppe Montanelli e Arrigo Boito em 1857.

Gênero lírico-dramático
no qual foi mestre
Desiludido com o teatro depois de Bocanegra, Gutiérrez emigrou para a América em 1844, vivendo em Cuba e no México durante seis anos. Em seu retorno, em 1850, já como um político liberal, recebeu todas as honrarias e após o triunfo eleitoral do Partido Progressista em 1854 esperava ser nomeado para um cargo em Londres o que não chegou a acontecer.

 Escreve sua primeiro trabalho com Barbieri, em 1853, peça em a três atos intitulada La espada de Bernardo. Apesar do libreto não ser muito elogiado, a música era esplêndida, e daquele momento em diante Gutiérrez colaborou, sozinho e com outros escritores ​​em inúmeros projetos nesta companhia.

O Trovador: obra máxima e sucesso

garantido em qualquer época
Com Luis Olona reescreveu a ópera Auber da Une reine d'un jour, de Scribe, como Un día de Reinado (1854), com música de Gaztambide e seu primo Javier, e participação de Barbieri, Inzenga e Oudrid. Suas melhores obras deste período são: El Grumete , o drama histórico A Vengeance catalão, e Juan Lorenzo. Ainda com Barbieri, escreveu uma série de obras com destaque para El robo de las Sabinas em 1859, celebrada em coro pela platéia no dia de sua estréia.

Mas seu colaborador mais regular foi Emilio Arrieta com quem assinou El grumete (1853) La cacería real (1854), Azon Visconti (1858), Dos coronas e Llamada y tropa (ambos 1861) La tabernera de Londres (1862), e uma seqüência de El grumete intitulado La vuelta del corsario (1863).

Franco Corelli  como Manrique
na ópera Il Trovatore, de Verdi
Em1864 sua peça Venganza catalana é exaltada por Barbieri como seu mais sensacional épico no famoso panfleto conhecido como La Zarzuela.

Seu trabalho no Teatro de la Zarzuela foi diluído pela eleição para a Real Academia de la Lengua em 1865 e por sua nomeação como cônsul, primeiro para Bayonne, no País Basco francês, em seguida, para Genoa na Itália (1868-9), onde foi festejado e reconhecido como o autor original de El Trobador e Bocanegra Simón.

De volta à Espanha em 1872 escreve a comédia Chrysalis e Butterfly, e no mesmo anos é nomeado Diretor de Museu Arqueológico de Madrid.

Lança seu último livro, Um grão de areia, em 1880,vindo a falecer em Madrid no dia 26 de agosto de 1884.

Amanhece no segundo ato de Il Trovatore quando, em meio ao trabalho dos
ferreiros dentro do acampamento, é revelado o segredo da zíngara Acussena

Nenhum comentário:

Postar um comentário