quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Adolphe d'Ennery


Nascido em Paris em 17 de junho de 1811, numa família judia, seu verdadeiro sobrenome era Philippe.

Os Boêmios de Paris
Antes de ser tornar escritor foi balconista, auxiliar de advocacia, pintor e jornalista quando começa a escrever esboços para pequenos teatros. Estréia como dramaturgo em 1831 e com a colaboração de Charles Desnoyer assina seu primeiro sucesso Émile, ou le fils d'un pair de France em1831, um drama que seria o primeiro de uma série de cerca de 200 peças escritas sozinho ou em colaboração com outros dramaturgos.

D'Ennery escreveu sob vários pseudônimos como Adolphe d'Ennery, Philippe d'Ennery, e d'Eugène Ennery. Dentre seus parceiros constam Anicet Bourgeois, G. Lemoine, Alexandre Dumas, Eugène Grange, Dumanoir, Mallian, Cormon, MF Dugué, Clairville, Hector Crémieux, Plouvier, Charles Edmond, e Lambert Thiboust.

Don César de Bazan
Deste período destaque para as peças: "Gaspard Hauser" (1836) com Auguste Anicet-Bourgeois, "La Grâce de Dieu" (1841), "Les Pupilles de la Garde" (1841); "Halifax" e "Les Bohémiens de Paris" (1842) com Eugène Grangé ; "Don César de Bazan" (1844), "Le Marché de Londres", "La Dame de Saint Tropez", e com Mallian,"Marie-Jeanne, ou la femme de peuple” com a qual Madame Dorval obteve um grande sucesso.

Cartouche na versão de 1962
Em 1851 D'Ennery tornou-se gerente do Théâtre Historique, mas renunciou a seu cargo duas semanas mais tarde, a fim de estabelecer um novo teatro, a ser chamado de "Théâtre du Peuple", que se alteraria para a "Théâtre du Prince imperial , que posteriormente, foi abandonado. Em 1851 trabalha na difícil adaptação de uma obra póstumo de Balzac, a comédia "Mercadet, ou le Faiseur", reduzindo a peça de cinco para três atos para a montagem no Théâtre du Gymnase.

Em 1921, a versão para o cinema de
As duas órfãs dirigida por D.W. Griffith


Seu ritmo de trabalho era vertiginoso: "La Case de l'Oncle Tom", 1853; "Les Oiseaux de Proie", 1854; "Le Médecin des Enfants" e "Le Donjon de Vincennes", 1854; "Cartouche", 1858 ; "Le Lac de Glenaston" e "La Prise de Pekin," 1861; "Le Château de Pontalec", "La Chatte Merveilleuse" e "Rothomago", 1862; "Aladin, ou la Lampe Merveilleuse" e "L'Aïeule , "1863;" Les Amours de Paris ", 1866;" Le Premier Jour de Bonheur ", 1868;" Rêve d'Amour ", 1870;" Le Centenaire, "1873"; e finalmente em 1875 sua obra prima: “Les Deux Orphelines" (As duas orfãs) em parceria com Eugène Cormon.

Escreveu o libreto para Le Tribut de Zamora (1881), de Charles Gounod, e com Louis Gallet e Édouard Blau, compôs o libreto para Le Cid (1885), de Jules Massenet e, novamente, em colaboração com Eugène Cormon, os libretos das óperas de Daniel Auber: Le Premier Jour de bonheur (1868) e Rêve d'amour (1869).

Michael Strogoff: adaptação
da obra de Julio Verne
Somam-se ainda a esta lista de libretos La Rose de Péronne (1840), Si j'étais roi (1852), Le Muletier de Tolède (1854) e À Clichy, épisode de la vie d'un artiste (1854) por Adolphe Adam; The Rose of Castile (1857), de Michael Balfe; Don César de Bazan (1872), de Massenet, e La Nuit aux soufflets (1884), de Hervé. Adaptou para o palco a comédia de Honoré de Balzac, Mercadet le faiseur, apresentada no Théâtre du Gymnase em 1851 e e A Volta ao Mundo em 80 Dias, de Julio Verne.

Foi um dos autores de melodramas de maior sucesso chegando a ter cinco peças sendo encenadas ao mesmo tempo em Paris e muitas delas adaptadas para os palcos americanos como Michael Strogoff (1880) e Creole (1881).

A trajetória de Rodrigo Diaz de Bivar
na versão cinematográfica de 1961
Sempre inquieto, colaborou a com vários folhetins para o "Le Petit Journal", incluindo "Le Remords d'un Ange" e "Martyre". Invertendo a ordem habitual do processo, d'Ennery adaptou algumas das suas peças para a forma de romances. Seu último trabalho, o popular "Seule", foi lançado em 1897 aos 86 anos de idade.

D'Ennery era comandante da Legião de Honra, e possuía várias medalhas. Deixou uma fortuna de cerca de 6 milhões de francos para as instituições as quais colaborava. Antes de sua morte doou para o Estado sua casa que continha uma coleção de vasos chineses e japoneses de grande valor. Faleceu em Paris em janeiro de 1899.

Programa original da peça La Grâce de Dieu de 1841

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