quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Juramento de cigana

É o ano de 1400. O poderoso conde espanhol Rodrigo de Luna detesta ciganos e teme seus supostos malefícios. Certo dia, uma velha cigana penetra no pátio de armas do castelo do nobre e, após ler a sorte na linha das mãos de alguns soldados, aproxima-se da babá que tem Joãozinho nos braços, o filho mais novo do conde. Atraída pela beleza da criança, Isa, a velha zíngara, deseja-lhe felicidade. Mas o capitão Ferrante que está chegando neste momento acha que a cigana é uma feiticeira e fez mau-olhado ao filho do senhor. Então, ordena que a velha fique presa até esclarecer se ela fez ou não algum malefício ao garotinho. Infelizmente a criança adoece. Assim, o conde de Luna condena Isa a morrer na fogueira. Açucena, sua filha, vê crispada de horror como as chamas devoram sua infortunada mãe. Neste momento, promete vingá-la, pronunciando o mais terrível dos juramentos. Desliza até o castelo e consegue raptar o filhinho do conde. Leva-o até uma clareira do bosque onde acende uma fogueira. Ela resolve vingar-se dando a criança a mesma morte que teve sua mãe. O garotinho deve ser devorado pelas chamas e convertido em cinzas.
Açucena vai cumprir a vingança que jurou?
Manrique, o trovador, está apaixonado pela linda Leonora e, ao pé das ameias do castelo do conde de Luna, o belo rapaz canta as mais românticas trovas àquela que é o ídolo do seu amor. Leonora o ama, não importando que seu namorado seja pobre e perseguido. Porém, entre os dois jovens se interpõe Nuno, o primogênito do conde de Luna, decidido a matar Manrique, seu rival e inimigo, pois o trovador capitaneia os rebeldes que querem acabar com a tirania daquele senhor feudal despótico e cruel. Nuno conseguirá separar os que tanto se amam? Qual será sua atitude, quando a cigana que o amaldiçou, revelar-lhe o mais pavoroso dos segredos?

Grande Hotel Edição Mensal - Nº 30
Juramento de cigana
1973 - Editora Vecchi
63 Páginas
Download

Um comentário:

  1. Terezinha, se ainda não leu recomendo-lhe Juramento de Cigana. Outra belíssima história, ambientada na Espanha. Inquisição, ciganos, vingança e outros elementos compõem o enredo trágico e espetacular. Abs

    ResponderExcluir