quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ernest Legouvé


Filho do poeta Gabriel-Marie Legouvé (1764-1812), nasceu em 14 de fevereiro, 1807, em Paris. Sua mãe morreu em 1810, e quase imediatamente depois seu pai foi removido para um manicômio. A criança, no entanto, herdou uma fortuna considerável, e foi cuidadosamente educado.

Gabriel-Marie Legouvé
Jean Nicolas Bouilly (1763-1842) foi seu tutor, que cedo despertou no jovem a paixão pela literatura tão presente na vida de seu pai e de seu avô. Já em 1829, ganhou um prêmio da Academia Francesa com um poema sobre a descoberta da imprensa, e em 1832 publica um pequeno e curioso volume de versos, intitulado Les Morts Bizarros.

Daqueles primeiros anos Legouvé produziu uma sucessão de romances, dos quais vale destacar Édith de Falsen.

Jean Nicolas Bouilly
Em 1847 começou o trabalho pelo qual ele é mais lembrado: suas contribuições para o desenvolvimento e educação da mente feminina. Esta série de discursos no Colégio da França sobre a história moral da mulher foi coletada em um volume em 1848 que desfrutaram de um grande sucesso.

Legouvé escreveu consideravelmente para o palco, e em 1849 colaborou com Scribe em Adrienne Lecouvreur. Em 1855 lançou a tragédia Medéia recebida com muito sucesso devido, em parte, por sua eleição para a Academia Francesa.

Medéia:
sucesso de 1855
Como o tempo tornou-se menos proeminente como dramaturgo, e mais ainda como professor e propagandista dos direitos da mulher e da formação avançada de crianças, em ambos os sentidos de maneira pioneira na sociedade francesa.

São deste período La Femme en France au XIX siècle, reeditado e ampliado em 1878, Messieurs les enfants, Parisiennes Conférences, Filles et fils, Soixante ans de souvernirs, e Une de jeune fille. Todas obras de grande alcance e influência na ordem moral.

Obra pioneira na
educação infantil
Em 1886-1887, publicou, em dois volumes, Soixante ans de souvenirs, uma excelente autobiografia. Foi indicado em 1887 para o mais alto grau da Legião de Honra, e manteve por muitos anos o cargo de inspetor-geral da educação feminina nas escolas nacionais.

Legouvé sempre foi um defensor do treinamento físico representando a França em torneios de tiros e na prática de esgrima como hobby ao longo de toda sua vida.

Após a morte de Désiré Nisard em 1888, Legouvé tornou-se patrono da Academia Francesa.

Faleceu em Paris no dia 14 de março de 1903.

Academia Francesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário