segunda-feira, 25 de abril de 2011

Em fustão amarelo com gola em pé,
bolsos enfeitados com botão, dos
ingleses Gibbels & Bryant de 1950. 
Em crepe azul com saia espiral 
vestido de Porters de 1951.
Vestido com saia rodade de algodão
com pois, criação de Rochas, 1953.
Depois da Segunda Guerra, Paris retoma seu lugar como capital da moda internacional e lança o new look (1947), criação do modista Christian Dior, diretor das maisons de couture do industrial têxtil Mareei Boussac. As saias encurtam, a cintura diminui, seios são realçados, os tecidos ganham estampas alegres e coloridas.

Além de Dior, outros mestres da costura internacional ditam a moda que irá pontificar também nas noites de gala brasileiras: Falh, Pierre Balmain, Rouff, Griffe e Lanvin. Nos anos 50, os mais procurados modistas brasileiros viajam frequentemente a Paris: José Ronaldo, Nazarelh, Paulo Franco (da loja Vogue), Elza Haouache, Mme. Rosita, Jacyra, DoI1, Canadá, Mme. Janrot. Chemisiers de lingerie. saias plissadas e tecidos sintéticos (nylon e rayon) são algumas das inovações. Grandes magazines, como o Mappin, popularizam a "alta moda", através do crediário. E o começo do prêt.à-porter.
Chapéu frutinha, bolsa 
de miçangas e sapato stiletto.

Segundo a cronista de moda llka Labarthe, os dois modelos de roupa feminina mais importantes dos anos 50 eram o redingote, e o tailleur.

O primeiro era um vestido acinturado, de saia larga, preso na frente e com cinto fantasia atrás (martingale). O segundo, um conjunto de saia (justa) e casaco, usado com blusa ou jabot (preso no pescoço, cobrindo só a frente). "Estes modelos são confeccionados em tweed, drap, aleoulaine e tecidos grossos ou lisos.
Vestido de gorgurão (gros grain), criação Russeks de 1956. Calça cumprida de helanca, linha esportiva,  lançada em 1955. Modelo em nylon, gola em pé adornada com laço de fita, peitilho e mangas plissadas, dos americanos Abrahan & Straus de 1952. E o sapato de couro (do S.A. Cortume Carioca) confere ar de elegancia à levíssima blusa.

Fontes: Nosso Século - Editora Abril / O Império do Efêmero - Companhia das Letras
Enciclopédia da Moda - Companhia das Letras / O Design do Século - Editora Ática
Almanaque Anos 70 - Ediouro / Almanaque Anos 80 - Ediouro / www.modapoint.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário